Pare agora com o Firefighting!

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

É muito comum hoje em dia você encontrar, estudando CS, termos muito interessantes como o firefighting. O que nada mais é do que aquilo que fazemos no dia a dia e achamos que estamos trabalhando. Ex: você respondeu todos os emails do seu dia, zerou sua caixa de entrada e foi para casa satisfeito? Além de muito provavelmente ter só apagado incêndios, dificilmente algo estratégico realmente acontece quando você está zerando emails ou, aqui entre nós, no firefighting.

Pare para pensar: daquilo que você planejou entregar no dia, o que realmente você fez para chegar lá? Provavelmente você não chegou porque incêndios no meio do caminho foram acontecendo e você teve que apagá-los. Pode crer meus amigos, não é fácil parar. Principalmente, acredito eu, muito devido a nossa cultura imediatista e pouco curiosa.

Como CS, uma de nossas principais funções é gerar / agregar valor aos clientes. Por esse motivo, temos que compreender todas as etapas que eles passam dentro da nossa empresa, usando nosso serviço ou produto, e criar uma metodologia de geração de leads / geração de indicadores que nos façam compreender o que realmente importa para o nosso cliente naquele momento.

Recomendo que você assista este rápido vídeo e avalie se está no caminho certo, preocupado em criar uma jornada interessante e aproveitar ao máximo a proximidade com os clientes. Esse momento é único e muitas vezes nossa chance de acertar também, tentando sempre avaliar cada etapa dessa jornada entregando resultados concretos. Então foque naquilo que realmente importa e pare agora com o firefighting!

 

Artigos relacionados:

Relações Públicas de formação pela Universidade Metodista de São Paulo e Empreendedor em constante (re)evolução. Estudou Estratégia e Inovação para Corporações Multinacionais na FEA-USP. Hoje está cursando o CEAG - MBA em Administração pela FGV. Atualmente é responsável pela área de Customer Success e Biz Dev. da Samba Tech, startup referência de tecnologia e inovação, integrante também do Samba Group.

Leave a Reply

*

Next ArticleEntrevista: Guilherme Lopes, da Resultados Digitais!